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Contabilidade em Belo Horizonte (MG): Como abrir a sua empresa (CNPJ)?

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Buscando esclarecimentos sobre Contabilidade em Belo Horizonte (MG): Como abrir a sua empresa (CNPJ)?

Nosso escritório presta serviços de contabilidade em Belo Horizonte, atendendo à pessoas físicas, microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, e empresas de médio e grande porte. Seja bem vindo.

A Francel Menezes contabilidade presta serviços de abertura de empresas em Belo Horizonte, assessoria contábil para empresas, assessoria fiscal, assessoria trabalhista, registro de marcas e declaração de imposto de renda pessoa física.

Além de atendermos a prestadores de serviços, comércios e indústrias em geral, nosso escritório de contabilidade é especializado em negócios digitais, tais como: Youtubers, Influencers digitais, blogueiros, Atores, Gamers, Streamers e demais produtores de conteúdos de plataformas online ; Afiliados, Infoprodutores, Profissionais de marketing digital, Profissionais de TI, Desenvolvedores, Programadores e etc.

Também cuidamos da contabilidade e imposto de renda de clínicas médicas, clínicas odontológicas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, veterinários, e outros profissionais liberais, como arquitetos, engenheiros e outros prestadores de serviços.

O escritório tem sede no Rio de janeiro, na cidade de Duque de Caxias, e uma história de cerca de 70 anos de existência, considerando a fundação do primeiro escritório de uma família de contadores.

Inicialmente chamado de Edson Menezes Contabilidade Ltda, o escritório passou a se chamar Menezes Contabilidade Ltda tempos depois, e posteriormente, a partir de 2010, assumiu o nome de Francel Menezes Contabilidade Ltda.

Temos muito orgulho de ser caxienses e o nosso principal objetivo é ajudar aos empreendedores e empresários da região a alavancarem os seus negócios.

Neste conteúdo, você vai conhecer um pouquinho mais sobre os nossos serviços contábeis em Belo Horizonte, e quais os benefícios e vantagens que podemos gerar para você e para o seu negócio.

Contabilidade em Belo Horizonte

Se você está se organizando para iniciar um negócio, empreendimento ou empresa em Belo Horizonte, você precisa de um escritório de contabilidade que atenda empreendedores de Belo Horizonte para te ajudar a definir a melhor forma de atuar e iniciar as suas atividades.

Ao término da leitura deste conteúdo sobre “Contabilidade em Belo Horizonte (MG): Como abrir a sua empresa (CNPJ)?”, fique a vontade para conhecer outros artigos em nosso site.

 

Imposto de renda em Belo Horizonte: Como entregar a sua declaração de IR?

Anualmente, é preciso elaborar e entregar a declaração de imposto de renda pessoa física referente ao ano calendário anterior.
No ano de 2022, por exemplo, estão obrigados a entrega da declaração de IR referente ao ano calendário 2021, as seguintes pessoas:
a) quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021. O valor é o mesmo da declaração do IR do ano passado. ATENÇÃO: o Auxílio Emergencial é considerado rendimento tributável;
b) contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado;
c) quem obteve, em qualquer mês de 2021, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
d) quem teve, em 2021, receita bruta em valor superior a R$ 142.798,50 em atividade rural;
e) quem tinha, até 31 de dezembro de 2021, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
f) quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2021;

g) quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias.

Se você se enquadra em algumas dessas hipóteses de obrigatoriedade, nós podemos elaborar e transmitir a sua declaração de imposto de renda para a Receita Federal do Brasil.
A multa pela entrega após o prazo é de 165 reais.
Existem alguns contribuintes, que além de estarem obrigados à entrega da declaração, estão obrigados ao carnê leão.
E o que é o carnê leão?
É a regra que obriga ao contribuinte a calcular o seu imposto mensalmente e recolher para a Receita Federal por conta própria, no mês seguinte ao do recebimento.
Estão sujeitos a esta regra, aqueles que:
-Trabalham como pessoa física e recebem rendimentos de outras pessoas físicas;
-Recebem rendimentos do exterior;
-Recebem rendimentos de pensão alimentícia judicial;
-Recebem rendimentos de aluguéis de pessoas físicas.
Nestes casos, é preciso pagar o imposto mensalmente em obediência à regra do carnê leão, e no ano seguinte, elaborar e transmitir a declaração de IR à Receita Federal.
E claro, o nosso escritório pode fazer tudo isso para você.
Basta nos chamar pelo whatsapp para tirar as suas dúvidas e contratar a nossa assessoria pessoa física para calcularmos o seu imposto mensalmente.
Normalmente, realizamos este trabalho para:
-Médicos, dentistas, fono, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais de saúde que trabalham como pessoa física;
-Engenheiros, advogados e arquitetos;
-Empreendedores digitais (Coach, infoprodutores, afiliados, produtores de conteúdo, youtubers, influencers, streamers, desenvolvedores, profissionais de TI e etc).
E aí, está conseguindo entender mais sobre Contabilidade em Belo Horizonte (MG): Como abrir a sua empresa (CNPJ)?

Negócio em Belo Horizonte: Qual é a forma mais econômica de exercer a sua atividade?

A tributação das pessoas físicas e das empresas do simples nacional é feita com base em tabelas de tributação. Normalmente, as tabelas de tributação são mais benéficas para as microempresas.

Conforme tabela abaixo, os percentuais de tributação das pessoas físicas podem variar de 7,5% a 27,5%.

Quem fatura mensalmente acima de R$ 4.664 reais, já está sujeito ao maior percentual, que é de 27,5% de tributação.

Assim, uma pessoa física que fatura cerca de R$ 12 mil reais mensais, deverá pagar imposto de renda no valor de 2.430 reais aproximadamente.

Além disso, ao exercer a sua atividade como pessoa física autônoma, também é preciso contribuir para a Previdência Social, recolhendo a contribuição previdenciária conhecida como INSS, para resguardar seus direitos de aposentadoria, auxílio doença, acidente de trabalho, e etc.

Bem alto né?

Contabilidade em Belo Horizonte (MG): Como abrir a sua empresa (CNPJ)?

Se esta mesma pessoa passe a exercer a sua atividade como pessoa jurídica (empresa), enquadrada no regime de tributação conhecido como simples nacional, para o mesmo valor de faturamento (aproximadamente), seria possível pagar muito menos de tributos.

 

a) Regime do Simples Nacional para empresas de Belo Horizonte

Nos dias atuais, no regime do simples nacional, existem 5 tabelas de tributação para empresas que abrangem os setores de indústrias, comércio e serviços. A norma estabelece em qual tabela uma atividade deve ser tributada e o seu contador é o responsável por fazer esta análise para identificar a tabela adequada para a sua empresa.

Na figura abaixo, realizamos uma simulação para comparar a carga tributária de uma pessoa física com uma empresa prestadora de serviços em Belo Horizonte que fatura mensalmente entre R$ 10.800 reais a R$ 14.100 reais.

Enquanto o total de tributos para a pessoa física, no ano, ficaria em R$ 30.652,68, para a pessoa jurídica, ficaria em apenas R$ 8.964 reais. Ou seja, uma economia de R$ 21.688,68.

Impressionante o que o planejamento tributário feito por um bom escritório de contabilidade pode gerar né?

Para fazermos a simulação abaixo, tomamos por base a tabela conhecida como anexo III do Simples Nacional, que é uma tabela de tributação em que muitas atividades de serviços podem ser enquadradas

Contabilidade em Belo Horizonte (MG): Como abrir a sua empresa (CNPJ)?

Existem tabelas com percentuais menores e também tabelas com percentuais maiores ok?

Tudo depende da atividade que você exerce e do patamar dos seus rendimentos.

Cabe destacar que ainda existem mais duas outras formas de tributação para as empresas, e não só, o regime do simples nacional:

 

b) Regime do Lucro Presumido para empresas de Belo Horizonte

No regime do simples nacional, todos os tributos devidos (ou quase todos) são calculados de forma unificada através da aplicação dos percentuais previstos em uma das 5 tabelas que mencionamos e pagos de forma consolidada através da DAS (Documento de arrecadação do simples nacional).

Os percentuais são aplicados sobre a Receita Bruta mensal da empresa.

No regime do lucro presumido, o cálculo de cada um dos tributos é feito de forma separada e o pagamento também, através de DARF (Documento de arrecadação federal).

Como o próprio nome já diz, deve haver a presunção do lucro para o cálculo dos tributos que incidem sobre o lucro: IRPJ e a CSLL.

Por exemplo, para a atividade de prestação de serviços, deve-se aplicar o percentual de 32% sobre o valor do faturamento, para presumir o lucro, e posteriormente aplicar os percentuais de 15% de IRPJ e 9% para CSLL. A depender do valor do faturamento, o percentual do IRPJ poderá chegar a 25%.

Para a atividade de comércio, os percentuais de presunção são diferentes.

E ainda, sobre o valor da receita bruta da empresa, incidem:

PIS: 0,65%

COFINS: 3%

ISS: 5%

Obs: Caso a atividade da empresa não seja de prestação de serviços, mas sim de comércio, não há que se falar em pagamento de ISS, mas sim de ICMS, cujo percentual no Estado do RJ, é de 18%. Os percentuais de ISS (imposto municipal) e de ICMS (imposto estadual) variam de Município para Município, e de Estado para Estado respectivamente.

 

c) Regime do Lucro real para empresas de Belo Horizonte

No regime do Lucro real, não há presunção do lucro como ocorre no regime do Lucro presumido.

Cálculo e pagamento também são feitos separadamente, tributo por tributo.

O cálculo dos tributos que incidem sobre o lucro da empresa é realizado sobre uma base chamada de Lucro real. De forma didática e simples, esta base é apurada a partir do lucro líquido da empresa (receita menos despesas).

A partir do lucro líquido, são feitas algumas adições, exclusões e compensações para encontrar o lucro real (lucro tributável), para aí sim, calcular os 15% de IRPJ e 9% para CSLL. A depender do valor do faturamento, o percentual do IRPJ poderá chegar a 25%.

E ainda, sobre o valor da receita bruta da empresa, incidem:

PIS: 1,65%

COFINS: 7,6%

ISS: 5%

Obs: Caso a atividade da empresa não seja de prestação de serviços, mas sim de comércio, não há que se falar em pagamento de ISS, mas sim de ICMS, cujo percentual no Estado do RJ, é de 18%. Os percentuais de ISS (imposto municipal) e de ICMS (imposto estadual) variam de Município para Município, e de Estado para Estado respectivamente.

Bom, neste primeiro item do nosso artigo, acho que ficou bem claro que a escolha da melhor forma de tributação para o seu negócio e para a sua atividade, precisa ser analisada e orientada por um profissional qualificado e especializado para que você possa usufruir da menor carga tributária possível, e com isso, maximizar os seus lucros e resultados.

Esperamos que este conteúdo sobre “Contabilidade em Belo Horizonte (MG): Como abrir a sua empresa (CNPJ)?” esteja sendo esclarecedor para você.

 

Empresa em Belo Horizonte: Quais são as obrigações contábeis?

As empresas sediadas em Belo Horizonte estão obrigadas a contabilidade comercial assim como todas as empresas. De acordo com o código civil, toda empresa precisa de contabilidade e o contador é o profissional habilitado para realizar este serviço tão importante.

Em palavras simples, ter contabilidade significa ter o registro de todas as operações da empresa (receitas, despesas, investimentos e quaisquer outras).

Existem normas e procedimentos contábeis que determinam como estes registros contábeis devem ser feitos e como devem ser controladas todas as informações.

Os registros contábeis resultam na escrituração de dois livros obrigatórios por lei, chamados de livro diário e livro razão.

Além disso, resultam na elaboração de duas demonstrações contábeis exigidas por lei, chamadas de Balanço Patrimonial (BP) e Demonstração do resultado do exercício (DRE).

Abaixo, vamos trazer uma breve descrição sobre estes documentos tão importantes e obrigatório para as empresas:

Livro diário: O Livro Diário é um livro contábil no qual as empresas escrituram todas as movimentações que envolvem valor, podendo ser modificativas ou permutativas. Nesse livro, são lançados, dia a dia, os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, todos os créditos e débitos deverão sempre ter resultados iguais.

Livro razão:  O Livro Razão é um documento usado pela contabilidade a fim de coletar os dados de todas as transações realizadas pela empresa, de modo a organizar essas movimentações financeiras a partir do critério das contas bancárias utilizadas.

Balanço Patrimonial: Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.

Demonstração do resultado do exercício: O Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE) é um relatório que oferece uma síntese econômica completa das atividades operacionais e não operacionais de uma empresa em um determinado período de tempo, demonstrando claramente se há lucro ou prejuízo.

Viu como uma contabilidade especializada pode te ajudar a entender mais sobre Contabilidade em Belo Horizonte (MG): Como abrir a sua empresa (CNPJ)?

 

Empresa em Belo Horizonte: Obrigações fiscais

Após escolher um dos regimes tributários comentados acima (simples nacional, lucro presumido e lucro real), as empresas com sede em Belo Horizonte precisam cumprir com as obrigações fiscais para cada regime tributário.

Todas as empresas precisam emitir notas fiscais de venda ou de serviços a depender da sua atividade.

Além disso, existem as obrigações principais que consistem em pagar os tributos e as obrigações fiscais chamadas de acessórias, que abrangem a elaboração e transmissão de diversas declarações para cada um dos entes tributários, com informações de receitas, despesas, créditos e tributos pagos pela empresa.

A falta de pagamento dos tributos e de transmissão das declarações gera fiscalização e pesadas multas punitivas.

A depender do caso, as empresas podem até ser excluídas do regime tributário do simples nacional por causa dos descumprimentos das obrigações acima.

Consequentemente, maior carga tributária e pesadas multas, podem inviabilizar o seu negócio.

Envie uma mensagem para o nosso WhatsApp e saiba mais detalhes sobre “Contabilidade em Belo Horizonte (MG): Como abrir a sua empresa (CNPJ)?”.

 

Obrigações trabalhistas das empresas de Belo Horizonte

As empresas com sede em Belo Horizonte, assim como as demais, precisam cumprir com as suas obrigações trabalhistas, que compreendem a elaboração da folha de pagamento das empresas, contracheques dos empregados, sócios e diretores, cálculos das verbas salariais que compõem a folha de pagamento, elaboração e transmissão das declarações para os órgãos.

Nosso escritório, ao assessorar a sua empresa, cuidará de toda rotina de departamento pessoal, desde a admissão do empregado até a rescisão do mesmo.

Todo mês, entre os dias 1 e 5, enviamos aos nossos clientes a folha de pagamento e contracheques de toda a sua equipe para que a partir daí, eles possam realizar o pagamento dos salários dos funcionários.

 

Abertura de empresas em Belo Horizonte: Como obter o seu CNPJ?

As empresas de Belo Horizonte podem ser constituídas (abertas), inicialmente, em dois órgãos a depender do caso: Junta Comercial ou Cartório.

Sendo assim, a primeira análise que precisa ser feita pelo contador que contratar para abrir a sua empresa na cidade de Belo Horizonte, é esta: o órgão de registro da sua empresa.

Nesta mesma análise, o nosso escritório irá verificar:

-Qual é a natureza jurídica adequada para o seu negócio em Belo Horizonte (LTDA, EI, EIRELI ou outra);

-Quais são os códigos de atividades (códigos CNAEs) que devem constar na sua empresa de Belo Horizonte;

-Se o seu estabelecimento deve ser constituído como uma unidade produtiva ou auxiliar;

-Caso seja unidade auxiliar, identificar a espécie de unidade auxiliar, e muitos outros detalhes.

Em resumo, além da sua empresa ser constituída no Cartório ou Junta Comercial do Estado, deverá ser registrada:

-Na Receita Federal para obter o CNPJ para empresa de Belo Horizonte;

-Na Sefaz para obter a inscrição estadual caso seja comércio;

-Na Prefeitura para obter o Alvará (licença de autorização para funcionamento no endereço) e inscrição municipal

Também são necessárias as aprovações em alguns outros órgãos a depender do caso (Bombeiros, órgãos ambientais, conselhos profissionais e etc).

Somente após da constituição e regularização da sua empresa, ela poderá emitir as notas fiscais que precisa para atender e vender para os clientes.

Entre em contato conosco. Dessa forma, poderemos tratar do assunto “Contabilidade em Belo Horizonte (MG): Como abrir a sua empresa (CNPJ)?” com maior profundidade.

 

Registro de marcas em Belo Horizonte: Conheça os benefícios

A nossa recomendação é que todas as empresas e pessoas físicas de Belo Horizonte registrem a sua marca para garantir a proteção do nome que escolheram para representar a sua ideia e negócio.

Lei nº 9.279 de 1996 determina todos os detalhes, direitos e obrigações relacionados ao registro de marcas e à propriedade industrial.

Em seu artigo 129, determina que  a propriedade da marca pode ser obtida pelo registro em órgão competente (INPI), sendo assegurado ao titular seu uso exclusivo em todo o território nacional.

Em outras palavras, podemos citar os seguintes benefícios e direitos alcançados com o registro da sua marca:

  • Direito de uso exclusivo da marca;
  • Direito de notificar e impedir a terceiros, que usem a sua marca sem consentimento;
  • Proteção e valorização da sua ideia;
  • Proteção e valorização do seu patrimônio;
  • Proteção e valorização do seu investimento;
  • Proteção da marca como seu ativo, que pode valer muito depois de desenvolvida e de alcançar boa reputação;
  • Direito de realizar licenciamento oneroso da marca (“aluguel”), alienação ou cessão;
  • Direito de impedir que terceiros registrem sinais idênticos ou semelhantes;
  • Direito de ser indenizado diante de algumas situações;
  • Evita que terceiros registrem sua marca no mesmo ramo de atuação;
  • Aumento da credibilidade no mercado e maior fidelização de clientes;
  • Evita que clientes confundam com outros produtos e serviços oferecidos por concorrentes;
  • Evita o risco de suspensão do uso de sua marca e mudança.

Importante e interessante não é?

Podemos registrar a sua marca e garantir todos estes benefícios.

Nós, do escritório Francel Menezes Contabilidade, prestamos os seguintes serviços:

  • Contabilidade;
  • Declaração de imposto de renda pessoa física;
  • Carnê leão;
  • Abertura de empresas (LTDA, EIRELI, EI, MEI, microempresa e etc);
  • Registro de marcas;
  • Parcelamentos na Receita Federal;
  • Assessoria e consultoria tributária;
  • Assessoria e consultoria trabalhista; e
  • Assessoria e consultoria empresarial.

Atendemos a todos os tipos de profissionais e empresas, de todos os portes e áreas de atuação, em todo Brasil.

Podemos regularizar a sua situação fiscal perante à Receita Federal do Brasil caso você tenha deixado de pagar o seu imposto nos meses anteriores e orientá-lo a exercer a sua atividade e profissão da forma adequada, pagando menos tributos e sem correr riscos tributários.

Caso reste alguma dúvida, basta nos enviar um email ou entrar em contato através do whatsapp (21) 97254-3286, ou clicando no botão flutuante desta página.

Temos certeza que seu objetivo é crescer cada vez mais. Cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos.

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Curiosidades do mundo contábil

Você sabe o que é RAIS?

Segundo o site Wikipédia,

“A Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) é um relatório de informações socioeconômicas solicitado pelo Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro às pessoas jurídicas e outros empregadores anualmente. Foi instituída pelo Decreto nº 76.900, de 23 de dezembro de 1975.

Em sua mais recente versão, a RAIS foi regulamentada pela Portaria MTE nº651, de 28 de dezembro de 2007. A página oficial da RAIS disponibiliza documentação e software tanto para a declaração referente ao ano de 2007 (que deve ser entregue entre janeiro e março de 2008) quanto versões genéricas para anos anteriores.

Segundo o sítio do Serpro, a RAIS trata dos vínculos empregatícios da administração pública e privada (CNPJ), e empregadores cadastrados no INSS (CEI). Fornece informações estatísticas para as decisões governamentais. Gera dados para os sistemas CAGED, Seguro Desemprego, Abono Salarial, PIS (Programa de Integração Social), PASEP (Programa de formação do patrimônio do servidor público) , FGTS (Fundo de garantia do tempo de serviço) e para sistemas do IBGE e do INSS.

Pessoas físicas empregadoras e pessoas jurídicas que não tiveram empregados em em qualquer ano podem declarar a RAIS Negativa através de um procedimento simplificado. Maiores informações em www.rais.gov.br (Escrito por Fernando Zandoná Assunção).”

 

 

E dessa forma, encerramos nosso artigo. 

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Sabe qual é o nosso maior desejo? 

É que você cresça de forma organizada. Não cresça acumulando riscos. 

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Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.

Nós escrevemos pensando em vocês.

Registro de marca para Youtubers: Como funciona?  

Google adsense: Como pagar imposto e atender as regras do Youtube? 

12 Dicas de contabilidade especializada em Youtubers 

Contador para Youtubers: Entrevista com Assessoria especializada 

Google AdSense: Como prestar informações fiscais? 

Abertura de empresas para Youtubers: Como obter seu CNPJ? 

Contabilidade para Youtubers: Como contratar? 

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Francel Menezes Contabilidade é um escritório de assessoria tributária, contábil, trabalhista e comercial, que atende clientes de todos os estados, e que possui experiência em atender inúmeros prestadores de serviços, tais como:

– Área da Saúde: MédicosPsicólogosFonoaudiólogosDentistasNutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e diversos Profissionais de Saúde.

– Empreendedores digitais: YoutubersinfluencersBlogueirosParceiros do Google adsense, Infoprodutores, AfiliadosGamersStreamersModelos produtoras de conteúdoProfissionais de marketingfreelancers, Profissionais de T.I, Programadoresarquitetos e Designers.

Ah, não deixe de conhecer o nosso Blog de Notícias Empresariais. Nosso primeiro site.

 

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