Se você está considerando a legalização e abertura de empresa para influencers digitais, seja bem-vindo à Francel Menezes Contabilidade, especializada em youtubers, blogueiros, influencers e empreendedores digitais.
Nosso escritório tem atendido diversos negócios digitais ao longo dos anos, e muitos influencers digitais têm buscado nossos serviços para regularizar sua situação tributária. Muitos deles começaram a receber monetização do Google AdSense como pessoa física, sem compreender completamente suas obrigações fiscais.
Nós oferecemos orientação detalhada sobre suas obrigações tributárias e apresentamos alternativas para regularizar débitos passados, eliminando riscos futuros. Além disso, discutimos a possibilidade de abrir uma empresa, o que pode trazer diversas vantagens em relação à produção de conteúdo como pessoa física, especialmente em termos de carga tributária.
O QUE FAZ UM INFLUENCER DIGITAL?
Nosso objetivo não é trazer o conceito mais completo deste profissional e detalhar as atividades que realiza no dia a dia, mas sim, trazer apenas uma visão geral sobre a profissão.
De acordo com o site DINAMIZE,
Um influencer digital é alguém capaz de influenciar pessoas através da sua produção de conteúdo nas redes sociais. Eles também são conhecidos como creators, ou seja, são criadores de conteúdo de sucesso que conquistaram um público fiel e engajado. Você provavelmente já ouviu falar em nomes como Boca Rosa, Camila Coutinho, Manu Gavassi e Whinderson Nunes, certo? Eles são ótimos exemplos de influenciadores.
Abertura de empresa para influencers digitais: Como obter o CNPJ?
O serviço de legalização de empresa para influencers digitais pode ser realizado totalmente online pela Francel Menezes Contabilidade, assessoria contábil e tributária especializada em youtubers, blogueiros, influencers, gamers, streamers e outros negócios digitais. Tudo de forma digital, desde o atendimento inicial através do whatsapp de número (21) 97254-3286 (ou clicando aqui), até a conclusão do processo de legalização, com a liberação do CNPJ da empresa.
Abaixo, vamos relacionar as principais dúvidas que os influencers digitais apresentam quando entram em contato conosco com respostas rápidas e curtas.
O foco deste artigo é prestar esclarecimentos claros e objetivos sobre o tema.
1) CNPJ para influencers digitais: Quais são os dados e documentos necessários para a abertura da empresa do influencer digital?
Os documentos necessários para a abertura da empresa do influencer digital são RG e CPF dos sócios, e espelho do IPTU (parte da frente do IPTU) do imóvel que servirá de endereço para a empresa.
Além disso, serão necessários os seguintes dados:
a) Razão social da empresa / nome empresarial (Exemplo: KEKO PRODUÇÕES DE VÍDEOS INFANTIS LTDA)
b) Nome fantasia da empresa (nome que será de conhecimento do público; pode ser a própria razão social sem a partícula LTDA)
c) Descrição detalhada de cada atividade que será realizada na empresa (há influencers digitais que exercem outras atividades além da atividade de produção de conteúdo). É preciso descrever para que seja identificado um CNAE (Código de Atividade Econômica que consta no CNPJ) para cada atividade exercida.
d) Percentual de participação societária de cada sócio (percentual que define o poder de controle da empresa por cada sócio ; Exemplo: 60% Joana e 40% Miguel)
e) Celular de contato de cada sócio com DDD.
f) E-mail de cada sócio.
g) Telefone de contato da empresa que constará no CNPJ (informação obrigatória e pública).
h) E-mail da empresa que constará no CNPJ (informação obrigatória e pública).
i) Representante legal da empresa (representante legal perante os entes tributários).
j) Capital social da empresa (capital disponibilizado inicialmente para abertura da empresa).
l) Endereço COMPLETO de cada sócio, com CEP.
m) Administrador da empresa (podem ser os dois sócios ou apenas um).
n) Endereço COMPLETO da empresa (para legalização da empresa em imóvel de natureza residencial, como ponto de referência, é necessário informar no ato de cadastro na prefeitura, que os sócios residem neste endereço que será usado para legalizar a empresa).
o) Estado civil dos sócios.
p) Regime de casamento dos sócios (cônjuges casados em comunhão total de bens não podem ser sócios entre si).
q) Se o endereço da empresa for em edifício, precisaremos do número do certificado dos bombeiros do edifício.
r) Número de salas do estabelecimento.
2) Abertura de empresa para influencers digitais: É possível abrir a empresa usando o endereço do nosso escritório?
O influencer digital poderá sim abrir a sua empresa, utilizando o endereço da sede do nosso escritório no Rio de Janeiro como o seu endereço fiscal e virtual.
A utilização do endereço da sede do nosso escritório como endereço fiscal da sua empresa será permitida aos clientes que fecharem o contrato de assessoria contábil e tributária para que o nosso escritório cumpra e realize os serviços relacionados às rotinas contábeis, fiscais e trabalhistas.
Trata-se de um benefício concedido aos nossos clientes que pagam mensalidade de assessoria contábil.
Cabe destacar que a utilização do endereço da nossa sede nesses casos ocorre meramente como ponto de referência e endereço fiscal da sua empresa, que constará em seu CNPJ, sem atendimento ao público, e sem o exercício efetivo da sua atividade no local.
O endereço usado no CNPJ é uma informação pública e pode ser acessado por qualquer usuário que visualizar o CNPJ na internet.
Considerando que a maioria dos influencers digitais realizam a produção de conteúdo da sua própria casa, e não possuem uma sala comercial onde funcione a sua sede, para ser utilizada como endereço empresarial, este benefício tem ajudado a muitos influencers digitais que não desejam divulgar o seu endereço residencial em seu CNPJ.
3) Emissão de nota fiscal pelo influencer digital: Como funciona?
Para atividades prestadoras de serviços, é necessário emitir notas fiscais de serviços, enquanto para atividades comerciais, notas fiscais de venda são requeridas.
Dependendo das atividades realizadas pela empresa do influencer digital, pode ser necessário emitir notas fiscais de serviços (como propaganda e publicidade) e notas fiscais de venda (para produtos personalizados, por exemplo).
Anteriormente, a emissão da nota fiscal eletrônica de serviços era realizada por meio do site de nota eletrônica de cada município. Contudo, alguns municípios agora exigem que a nota fiscal eletrônica seja emitida por um sistema adquirido pela própria empresa.
Nosso escritório irá avaliar o seu caso para identificar as suas necessidades e obrigações fiscais, para que a sua empresa cumpra com todas as exigências tributárias.
4) A empresa do influencer digital pode ser tributada no regime do simples nacional?
A empresa do Influencer Digital pode sim, ser tributada pelo regime do simples nacional.
5) Quais são as formas de tributação para a empresa do influencer digital?
As formas de tributação para as empresas dos Influencers Digitais são:
a) Simples Nacional
b) Lucro real
c) Lucro presumido
Normalmente, o regime de tributação mais benéfico e com percentuais mais vantajosos é o regime do Simples Nacional.
6) É possível reduzir a tributação do influencer digital ao abrir uma empresa?
É possível reduzir a tributação do Influencer Digital ao abrir uma pessoa jurídica tendo em vista que a carga tributária das empresas no Brasil é menor do que a carga tributária das pessoas físicas.
7) Qual é o percentual de tributação para a empresa do influencer digital?
Em muitos casos, o Influencer Digital pode reduzir sua carga tributária de cerca de 27,5% para aproximadamente 6% ao passar de pessoa física para pessoa jurídica (empresa) na produção de conteúdo.
No entanto, esses percentuais variam de acordo com os rendimentos, pois a tributação é baseada em tabelas com percentuais crescentes. Por exemplo, um influencer pode mudar de 22,5% ou 15% de imposto de renda como pessoa física para 6% como pessoa jurídica, ou mesmo para uma taxa diferente.
Essas variações também são influenciadas pela atividade exercida.
No regime do Simples Nacional, há 5 tabelas tributárias diferentes, algumas com percentuais iniciais acima de 6%.
Nossa equipe avaliará seu caso em detalhes para determinar a melhor tributação, visando aumentar seus lucros e reduzir despesas com tributos.
8) É possível contribuir para o INSS ao abrir uma empresa para o influencer digital?
O influencer digital que abre uma empresa (CNPJ) estará obrigado a contribuir para à Previdência social, pagando a sua contribuição previdenciária, conhecida como INSS, para poder usufruir dos benefícios oferecidos pelo governo, como aposentadoria.
A contribuição mínima é de 11% do valor do salário mínimo vigente.
9) É preciso ter sócio para abrir uma empresa para o influencer digital?
Não. Um influencer digital pode abrir uma empresa na modalidade de sociedade limitada unipessoal (LTDA) e obter o seu CNPJ para atuar como pessoa jurídica, arcando com uma menor carga tributária.
10) Empresa para influencer digital: Qual é a natureza jurídica mais adequada (MEI, EI, EIRELI, LTDA)?
A natureza jurídica mais adequada para a empresa do influencer digital é a LTDA (sociedade limitada) pela proteção que confere ao patrimônio dos sócios.
Como a EIRELI (empresário individual de responsabilidade limitada) exige a integralização de 100 salários mínimos como capital social, esta modalidade apesar de ter sido muito usada até pouco tempo atrás, caiu em desuso pelos empreendedores a partir do momento em que a sociedade limitada unipessoal (LTDA) foi criada, permitindo a abertura de uma LTDA com um sócio só.
Até então, LTDA só era possível para no mínimo, dois sócios.
Foi uma evolução muito importante na legislação.
11) Influencer digital pode ser MEI (microempreendedor individual)?
Em nosso entendimento, um influencer digital que exerce a atividade de produção de conteúdos não pode ser MEI (microempreendedor individual).
Para ser MEI, a atividade exercida precisa constar em uma lista de atividades permitidas na norma, e esse não é o caso das atividades dos influencers digitais.
12) Empresa para influencer digital: Qual é o porte mais adequado (ME ou EPP)?
As empresas quando recém abertas são enquadradas normalmente como ME – Microempresa, e após ultrapassarem um determinado limite de faturamento, são reenquadradas como EPP – Empresas de pequeno porte na Junta Comercial do Estado.
13) A empresa do influencer digital precisa de assessoria contábil depois de aberta?
Toda empresa necessita de um contador, profissional habilitado pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade), responsável por realizar a escrituração contábil e elaborar as demonstrações contábeis conforme exigido por lei.
Além disso, ao firmar um contrato de assessoria contábil, são incluídas todas as atividades relacionadas às obrigações fiscais e trabalhistas da empresa.
Isso inclui o cálculo de tributos, envio de declarações ao fisco, processamento da folha de pagamento de sócios ou empregados, emissão de guias para pagamento, monitoramento da situação fiscal e emissão de certidões, entre outros serviços essenciais.
14) Quanto custa o processo de legalização e abertura da empresa do influencer digital?
O custo do processo de legalização é mínimo em comparação ao benefício que você terá ao deixar de ser tributado como pessoa física e passar a ser tributado como empresa (pessoa jurídica).
Podemos parcelar em 12 vezes caso tenha interesse.
Deseja abrir a sua empresa?
Nos chame via whatsapp, clicando aqui.
15) Quanto custa a contabilidade para a empresa do influencer digital?
Temos planos de assessoria contábil e fiscal para influencer digital a partir de R$ 250 reais. Entre em contato agora mesmo para que possamos fazer o seu orçamento, clicando aqui.
Os valores variam caso a caso.
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16) Assessoria Contábil e Tributária para Influencers Digitais: Quais as vantagens?
A Assessoria Contábil e Tributária para Influencers Digitais oferece vantagens cruciais para quem atua no universo digital. Contar com profissionais especializados garante conformidade com as leis fiscais e tributárias, evitando problemas com o fisco.
Além disso, proporciona uma gestão financeira eficaz, reduzindo custos e maximizando a rentabilidade. Minimiza riscos de irregularidades fiscais e oferece tranquilidade ao influencer para focar em seu conteúdo, sem preocupações burocráticas.
Investir em uma assessoria especializada pode ser um diferencial competitivo para o sucesso do negócio digital.
CURIOSIDADES DO MUNDO CONTÁBIL
Você sabe o que é Tesouro Direto? De acordo com o site InfoMoney,
“É um programa criado em 2002 pelo Tesouro Nacional – órgão responsável pela gestão da dívida pública – para permitir que pessoas físicas comprem papéis do governo federal pela internet.
Em outras palavras, pode-se dizer que ao comprar um título do Tesouro Direto o investidor está emprestando dinheiro ao governo.
O Tesouro Direto ganhou popularidade, pois é uma das modalidades de investimento mais democráticas; permite fazer aplicações com valores muito baixos (a partir de R$ 30) e oferece liquidez diária para todos os papéis.
Além disso, o Tesouro Direto não é restrito a poucas instituições financeiras; os investidores podem aplicar por meio de diversos bancos e corretoras de valores.”
E caso reste alguma dúvida ou queira regularizar o seu caso e abrir a sua empresa, fique a vontade para entrar em contato através do nosso whatsapp, de número (21) 97254-3286 ou clicando aqui.
Ao clicar neste link, você também poderá conhecer um pouco mais da nossa empresa através do nosso material de apresentação em PDF.
E para ficar por dentro das novidades, poderá nos acompanhar no instagram @francelm_contabilidade.
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Caso tenham interesse em se informar um pouco mais, convido a todos vocês para tomar conhecimento das nossas outras publicações relacionadas à tributação dos empreendedores digitais em geral, que destaco abaixo.
Nós escrevemos pensando em vocês.
Registro de marca para Youtubers: Como funciona?
Google adsense: Como pagar imposto e atender as regras do Youtube?
12 Dicas de contabilidade especializada em Youtubers
Contador para Youtubers: Entrevista com Assessoria especializada
Google AdSense: Como prestar informações fiscais?
Abertura de empresas para Youtubers: Como obter seu CNPJ?
Contabilidade para Youtubers: Como contratar?
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A Francel Menezes Contabilidade é um escritório de assessoria tributária, contábil, trabalhista e comercial, que atende clientes de todos os estados, e que possui experiência em atender inúmeros prestadores de serviços, tais como:
– Área da Saúde: Médicos, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Dentistas, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais e diversos Profissionais de Saúde.
– Empreendedores digitais: Youtubers, influencers, Blogueiros, Parceiros do Google adsense, Infoprodutores, Afiliados, Gamers, Streamers, Modelos produtoras de conteúdo, Profissionais de marketing, freelancers, Profissionais de T.I, Programadores, arquitetos e Designers.
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